22/08/2023
Saúde

Ambulatório de Curativos completa um ano com 145 casos recuperados

imagem-90629

Da Redação, com assessoria

O Ambulatório de Curativos Especiais de Guarapuava, comemora um ano de atividades nesta sexta feira (24) com 145 casos de traumas recuperados, além de outros 78 que estão em fase de tratamento. Um recorde para Guarapuava com uma marca de 97% de cura no tratamento de feridas, segundo dados da Secretaria de Comunicação do Município.

A equipe do ambulatório conta com quatro profissionais: uma enfermeira, duas técnicas e uma estagiária. De acordo com a enfermeira responsável, Rosangela Cristina Reech, que está à frente dos serviços do centro desde sua inauguração, o espaço foi especialmente elaborado para acolher os pacientes. Além disso o atendimento humanizado e a disponibilidade dos medicamentos necessários, são ingredientes fundamentais para o sucesso na recuperação dos pacientes. “Hoje temos à nossa disposição remédios de alto custo, que oferecem grande poder de cicatrização sem deixar sequelas. Isso facilita a recuperação. Além disso, nossa equipe é motivada, o que reflete na autoestima do paciente e comprovadamente, na melhora da recuperação”, explica.

No ambulatório, os pacientes ainda recebem orientações sobre a limpeza do ferimento, o que segundo a enfermeira Rosangela, fez com que hoje o ambulatório possa se orgulhar de, em um ano de serviços, não ter o registro de nenhuma infecção. “Ferida sem infecção é ferida que cura mais rápido”, comenta.

O Ambulatório de Curativos Especiais atende toda infecção ou trauma cirúrgico externo, como esmagamentos, úlceras, infecções e queimaduras. Um desses casos é do comerciante Heitor do Santos, 67 anos, que passou, nos últimos 10 anos, por 32 especialistas em todo o Estado, mas foi no ambulatório que encontrou a solução para uma úlcera na perna, decorrente de uma picada de mosquito. “Nunca pensei em desistir de encontrar a cura, mas foi aqui que vi a evolução do tratamento. Viajei por todo o Paraná em busca de tratamento, fiz até biópsia, mas me vi sadio neste centro, pertinho de casa”, comemora Heitor.  que no prazo de 30 dias estará com o ferimento completamente cicatrizado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.