Da Redação
Desde a última terça feira (20) redes sociais como o Facebook vem sendo inundadas de publicações de pessoas tomando chimarrão. As publicações são derivadas do desafio virtual Vem pro Mate, criada por entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul para comemorar o Dia do Chimarrão nesta sexta feira (24).
De acordo com a organização, a proposta convida internautas a publicarem uma foto tomando chimarrão e a desafiarem mais três amigos a fazerem o mesmo — e, assim, sucessivamente. O objetivo é realizar a maior roda virtual de chimarrão do mundo.
Assim como as rodas presenciais de chimarrão, o evento virtual tem como um dos objetivos a paz e o cultivo de amizade. Para o tradicionalista Antonio Vanderlei Queiroz, membro do CTG Fogo de Chão em Guarapuava, as rodas para tomar mate são o "cartão de visita do gaúcho".
"Esse é o cartão de visita do gaúcho. Eles fazem as rodas para poderem conversar, fortalecer e cultivar novas amizades".
Apesar de ser tradicionalista, o sentimento de Queiroz não vem por suas raízes. Nascido em Guarapuava, ele e sua família aderiram ao movimento gaúcho por admiração há 15 anos. "Nós sempre achamos a cultura no CTG muito bonita e, quando casamos, eu e minha esposa prometemos que íamos seguir a tradição. Quando tivemos filhos, eles também participaram por vários anos do CTG Fogo de Chão".
CULTURA
Voltada para fins pacíficos, as rodas de chimarrão seguem determinadas tradições. Segundo Queiroz, uma delas é que o mateiro de uma roda sempre é quem serve os participantes. "Outra curiosidade é que, se o chimarrão começar a roda pelo lado direito, por exemplo, necessariamente ele terá de continuar na mesma direção.
"É uma roda, então não pode pular ninguém e tem que seguir a mesma direção de quando começou. Se tiver alguém mais velho na roda, geralmente é essa pessoa que começa com o chimarrão".