22/08/2023
Política

PRC 487 em Manoel Ribas segue interditada

Bárbara Franco 

Caminhoneiros seguem com bloqueio na  PRC 487 no quilômetro 296 em Manoel Ribas região central do Estado. De acordo com a PRE, o bloqueio na PRC- 487 ocorre somente no sentido Ivaiporã e Cândido de Abreu, também na região central. Os caminhoneiros estão parando no acostamento. Ainda de acordo com a PRE, carros de passeio, ônibus, ambulâncias tem passagem liberada.

A PRC 487 está interditada a aproximadamente cinco dias. De acordo com a PRE em alguns momentos  os caminhoneiros estão liberando o trecho.  Nesta segunda feira (27)  os manifestantes liberaram a estrada por uma hora.

Motivos da greve

Os caminhoneiros realizaram o primeiro protesto em fevereiro e foram retomadas nessa quinta feira (23). A decisão foi tomada após uma reunião realizada em Brasília nessa quarta feira (22). De acordo com  a Secretaria-Geral da Presidência informou que o tabelamento é impraticável devido a diferenças na qualidade das estradas e nos tipos de cargas transportadas.

Segundo a  Federação dos Transportadores Rodoviários Autônomos do Estado de São Paulo (Fecamsp), o preço do frete, hoje negociado de maneira livre entre contratante e contratado, caiu 37% em todo o país nos últimos cinco meses.

O  governo publicou no Diário Oficial da União no dia 17 de abril,  o decreto da presidente Dilma Rousseff que regulamenta a Lei dos Caminhoneiros, sancionada no início de março. As novas regras já estão em vigor em todo o país. Uma delas, que era reivindicação dos caminhoneiros, trata da isenção de pedágio para cada eixo suspenso de veículos que circularem vazios.

O texto estabelece ainda que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) defina critérios para medir a carga transportada em rodovias federais em 180 dias a contar do dia 17 de abril. Até lá, o decreto diz que "consideram-se vazios os veículos de transporte de carga que transpuserem as praças de pedágio com um ou mais eixos que mantiverem suspensos".

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo