Bárbara Franco
A carência de profissionais para fiscalizar as empresas e a falta de conscientização tantos dos empreiteiros como dos operários contribuem para o crescimento do número de acidentes, inclusive com vítimas. De acordo com dados oficiais em Guarapuava em quatro meses foram registrados cinco acidentes e em 2014 o número chegou a 59 ocorrências.
De acordo com o coordenador da comissão intercetorial da saúde do trabalhador, Carlos Henrique, o número de acidentes de trabalho em Guarapuava e região têm aumentado de maneira expressiva nos últimos meses. “ Ainda mais se levarmos em consideração os casos que não são registrados oficialmente o número pode ser bem maior”. Ainda segundo Carlos a maioria dos acidentes acontecem com pessoas com idades entre 25 e 29 anos.
De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) 2,3 milhões de mortes por ano por acidentes e doenças do trabalho foram registadas, e de 860 mil pessoas que sofrem algum tipo de ferimento todos os dias no mundo. O Brasil é o 4º colocado no ranking mundial.
Dia Mundial de segurança no Trabalho
Nesta terça feira (28) é o Dia Mundial em Memória as vítimas de acidentes e doenças do trabalho e para marcar a data profissionais da saúde estão realizando na Praça 9 de Dezembro um trabalho de conscientização sobre segurança no trabalho.