22/08/2023
Política

Artagão e Strechar reúnem-se com suplentes; advogado pede diplomação de suplentes

imagem-9105

Guarapuava – O deputado estadual Artagão Junior e o presidente da Câmara, vereador Admir Strechar, ambos do PMDB, reuniram-se como s9 suplentes de vereadores na noite de quinta-feira, 1, numa das pizzarias de Guarapuava.
A pauta da conversa foi a possibilidade do preenchimento das cadeiras no Legislativo Municipal.
O PDT já havia anunciado à TRIBUNA que estaria entrando na justiça par empossar o médico Belarmino Baccin.
Agora, o advogado do PDT de Guarapuava, André Sberze , que esteve no encontro e já havia conversado com Airton Alves Bonifácio, Belarmino Baccin, Celso Lara da Costa, Edony Kluber, Luciano Gago, Madalena Nerone, Pé de Cana e Waldemar Calixto, ingressou na sexta-feira, dia 2, com pedido de diplomação para 4 suplentes: Airton Alves Bonifácio, Celso Lara da Costa, Luciano Gago e Waldemar Calixto.
“Em relação aos demais suplentes que foram diplomados outras medidas serão tomadas”, antecipou o advogado. Todos estariam aptos a assumir novas cadeiras na Câmara, caso a efetividade da Emenda Constitucional 58/2009 não seja suspensa por medida cautelar em ADIN no STF.
Ainda na quinta-feira Sberze protocolou pedido de recálculo do coeficiente eleitoral da de 2008 com base em 21 cadeiras, que é o limite máximo para Guarapuava, e está aguardando pronunciamento judicial sobre a questão.
“Quem define o coeficiente eleitoral são as Zonas Eleitorais, e não os TRE como alguns pensam”, afirma o André Sberze.
A partir do novo cálculo, e de posse dos diplomas – mesmo que sejam diplomas de suplentes – o advogado vai requerer administrativamente a posse dos novos vereadores ao Presidente da Câmara. “De acordo com o Regimento Interno da Câmara, cabe ao Presidente do Legislativo Municipal dar posse aos suplentes de vereador, nos casos previstos em Lei, devendo a Justiça Eleitoral apenas diplomá-los, ” diz o pedetista.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo