22/08/2023
Cotidiano

O Lago, a Lagoa e os pescadores de 1º de maio

imagem-91067

Lizi Dalenogari, da Redação

Na tarde que antecede a tradicional pesca no Parque do Lago, que ocorre no Dia do Trabalhador (1º), pescadores, em sua grande maioria acompanhados de familiares e amigos, se dividem entre a Lagoa das Lágrimas e o Parque do Lago em Guarapuava.

“Chegamos aqui por volta das 20h e já tinha bastante gente”, conta Luís Fernando Silva, natural de Cascavel e que pela primeira vez vai para a Lagoa nas vésperas do feriado do Dia do Trabalhador. Acompanhado da esposa Laudicléia e das filhas Tainá, de 6 anos e Taísa, de 3 anos, Luís Fernando se deslocou do Morro Alto até o centro a convite do amigo Maikon Willian. “Ele me convidou e vim com minha família. Tá muito bom, o clima tá agradável, só não vamos ficar madrugada afora por causa das crianças, senão ficaríamos”, diz Luís.

Maikon esteve em outros anos no Parque do Lago e conta que no ano passado estava lotado. “Tinha muita gente no Lago o ano passado e este ano resolvi convidar o meu amigo de pescaria e sua família para virmos para a Lagoa, e está muito bom”, disse Maikon que estava acompanhado também pela esposa Suzana Gonçalves. “Eles sempre vão pescar e ficamos em casa. Desta vez viemos fazer companhia e ta valendo a pena”, diz Suzana.

José Luís da Rosa, também morador do Morro Alto, reuniu mais de 20 amigos, entre eles irmãos e compadres, para uma pescaria com direito a violão, modão caipira, crianças seguindo os passos dos adultos e muita descontração na Lagoa das Lágrimas. “Tive a idéia e chamei os amigos e virou uma festa. Chegamos aqui não eram 20h e não temos hora para irmos embora. As crianças estão curtindo demais”, enfatizou.

Centenas de guarapuavanos ocuparam o Parque do Lago já na tarde desta quinta (30), para garantir o melhor lugar para a pescaria. Barracas já estavam instaladas no início da noite em torno do Lago e disposição não falta aos participantes. “Combinamos há umas duas semanas que viríamos acampar no Lago. Chegamos aqui e nos surpreendemos com a quantidade de gente e eram 20h ainda. Trouxemos tudo que um acampamento exige e estamos felizes com o lugar que escolhemos aqui no Parque”, conta Everton Silvério, que estava acompanhado de esposa Sandy Rafaela e dos amigos Alison Ramone e Elisa Carriel, ouvindo um som e degustando um churrasquinho na beira do Lago, sempre atentos as varas de pescar. 

Osvaldo Rodrigues é morador do São Cristóvão e vibrou ao pescar um cascudo antes da meia noite no Lago, próximo a pista de skate. “Foi muito boa a sensação de pescar, ainda mais um cascudo que não é nada fácil. Tá tudo perfeito aqui e ainda vamos pescar mais”, garantiu Osvaldo que estava acompanhado dos amigos Arnaldo Campos e Wilson Niema.

Concentrado, o pescador Everton Henrique Santos, diz que se animou quando o amigo dele pegou o maior peixe o ano passado. “Aqui é tranqüilo e uma boa maneira de relaxar. Sempre gostei de pescar, desde pequeno, e já é uma tradição esta pescaria no Lago. Vou amanhecer e pretendo sair com peixes daqui”, acredita Everton.

O Dia do Trabalhador contará com uma extensa programação em Guarapuava. Oficialmente, a pescaria deveria começar às 0h e terminar às 18h. Quem for ao local encontrará também feira de artesanatos, praça de alimentação com espaço coberto, show de diversos estilos no palco principal, além da tradicional corrida de 1º de maio, com previsão de largada às 9h.

Confira a programação completa

8h30 – Caminhada da saúde e campeonato de futebol society;

9h – Largada da corrida rústica, torneio de vôlei de praia, início das atividades recreativas para as crianças;

10h – Campeonato de skate;

13h – Show de Roni Santos;

13h30 – Competição de dança de rua;

14h – Basquete em trio, competição de arremesso, campeonato de truco e show do grupo Contemplação;

15h – Sorteio de prêmios;

16h – Show de Celso Costa;

17h – Apresentações de hip hop.

Serviços oferecidos no Parque do Lago – Dia 1º de Maio:  

– Agência do Trabalhador: informações sobre vagas de emprego;

– Provopar e Projeto Arte e m Farinha: exposição e comercialização de produtos;

– Agência do Empreendedor: orientações sobre abertura de empresas e linhas de crédito para o microempreendedor individual (MEI);

– Procon: orientações sobre o direito do consumidor;

– Ouvidoria: central de sugestões e reclamações da Prefeitura de Guarapuava;

– Tenda Espaço da Mulher: manicure, maquiagem e orientações sobre as Políticas para as Mulheres;

– Barraca da Saúde: verificação de pressão arterial, glicose e orientação nutricional;

– Agricultura: concurso "Acerte o peso do Peixe" e cadastro para concurso do Peixe mais comprido e mais pesado;

– Assistência Social: informações sobre os programas PETI, ProJovem, Melhor Idade e CREAS, além de pintura facial para crianças e artes com bexigas.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.