22/08/2023

Felchak Produções encanta o Natal em Foz do Iguaçu

Neste sábado (2), a partir das 20h30, a Vila A receberá o início da programação natalina

AberturaNatalFoz

A vendedora Magda segurava os balões coloridos presos à cintura e olhava de longe o movimento na Praça da Paz, em mais um final de tarde iluminado, bem típico de Foz do Iguaçu, nessa quinta feira (30). Enquanto isso, os funcionários da prefeitura, com suas camisetas vermelhas, organizavam o público que começava a lotar o espaço. Dali a pouco, um espetáculo natalino iria colorir ainda mais a cerimônia de abertura do Natal de Foz 2017, que levou quase 10 mil pessoas ao local.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Itaipu Binacional, o evento é organizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, com patrocínio da Itaipu e foi produzido pela Felchak Produções, tradicional empresa de Guarapuava.

Ao apagar das luzes da praça, as do palco foram acesas e o show começou. A Felchak Produções levou 27 artistas para contar a história de uma menina em busca de uma chave, em meio às tormentas da vida. “Esta menina representa todos nós, que com nossos dilemas, temos a oportunidade de crescer e evoluir”, explicou o diretor artístico do grupo, David Felchak. Segundo ele, o texto foi feito especialmente para a cidade de Foz do Iguaçu, que também vive um novo período de desenvolvimento.

Em sua procura, a criança andou por uma série de cenários. Durante a jornada, o telão ao fundo exibia cores variadas, peixes do mar, chuva de doces e florestas. Os outros personagens acompanhavam a protagonista, em meio às apresentações de dança, música, brincadeiras e acrobacias circenses feitas no trapézio, cubo, lira e tecido. No final, a menina encontra a “chave de Foz do Iguaçu”, posteriormente repassada ao Papai Noel.

Agora os preparativos continuam para neste sábado (2), a partir das 20h30, a Vila A receber o início da programação do Natal 2017. A expectativa é que seja outra grande festa.

PRAÇA DA PAZ

A abertura da programação na Praça da Paz, cheia de luz, fogos e muitas cores marcou este que promete ser o melhor Natal de todos os tempos de Foz do Iguaçu. As atrações acontecem no local, recém-reformado, e no Gramadão da Vila A, que volta a receber a festa depois de 13 anos. “Este Natal representa o renascimento de uma cidade. Buscamos integrar as famílias, as pessoas. A praça é o símbolo disso tudo. O símbolo do encontro dos cidadãos de Foz”, resumiu o prefeito Chico Brasileiro.

Chico também vestia a camiseta vermelha, uniforme dos 30 voluntários da prefeitura que cuidavam da cerimônia. Uma das tarefas da assistente cultural Kelly Viana, por exemplo, era manter sentada a criançada que tomava conta dos pés do palco, esperando o show começar. “Está tudo maravilhoso, espero ver esta praça assim lotada todos os dias”, disse Kelly, que, com seus 20 anos de Fundação Cultural, ajudou a fazer a programação da festa, juntamente com uma equipe da Itaipu.

“A Itaipu está sendo fundamental para a realização do Natal 2017. É uma empresa que nos enche de orgulho e é parceira desde o início do processo”, agradeceu Chico Brasileiro. “Itaipu acredita em Foz do Iguaçu e na região e colabora com a cidade e com os moradores”, complementou o assistente da Diretoria Geral Brasileira de Itaipu, Alexandre Teixeira, representando o diretor-geral brasileiro da empresa, Luiz Fernando Leone Vianna.

A EXPECTATIVA

O espetáculo teatral nem havia começado e a vendedora Magda de Araújo Perdigão, 48 anos, já tinha espalhado seus balões coloridos pela praça. “Quanto é o da Minnie?”, perguntou o estudante de medicina Arthur Troncoso, 24 anos, enquanto a filha Manoela, 2 anos, esperava no colo da mãe, do outro lado da rua. A negociação deu certo: lá se foi outro balão para as mãos do público.

Carioca de nascimento, Magda vive em Medianeira há 27 anos, oito deles dedicados à venda dos balões coloridos, o principal sustento da família de quatro pessoas: os filhos Vitória, 19 anos, e Israel, 12 anos, e o esposo Claudecir. Para isso, ela trabalha em toda sorte de festas pela redondeza. “Já andei toda esta região, sempre estou nas festas dos municípios. Acho que conheço o Oeste do Paraná mais que muito paranaense”, contou ela. A próxima parada será Matelândia.

PAPAI NOEL NO COMANDO

Na sequência do espetáculo, o prefeito, como é de costume, é quem recebe a chave da cidade e a entrega ao Papai Noel. O bom velhinho tem a responsabilidade de conduzir a festa natalina até o dia 22 de dezembro, quando termina a programação do Natal de Foz. Neste momento, Chico Brasileiro e Papai Noel abrem juntos uma caixa e a Praça da Paz volta a se iluminar. Primeiro, com uma gigantesca árvore de luzes, de 15 metros. Depois, com a explosão dos fogos de artifício.

Era o que esperava o motorista de ônibus Cristiano de Moura, 33 anos, desde que sentou no gramado acompanhado da filha Isabele, 2 anos, no colo do pai para ver o show. “Quero só ver quando tudo isso estiver iluminado”, afirmou. Para Cristiano, além de agradar os moradores, a festa atrai os turistas e isso é bom para os negócios. “A cidade está lotada. Só amanhã vou transportar 42 turistas”, comemorou.

Com Isabele no colo e de mãos dadas com a esposa Beatriz, Cristiano subiu pela Praça da Paz para ver o restante da decoração. Anjos iluminados tocavam suas tombretas no novo espelho d’água do local, uma caixa de presente de luzes permitia que as pessoas caminhassem sob ela. Mas a grande novidade estava um pouco acima, na Rua Barão do Rio Branco: um túnel de luz e som, atração inédita no Natal de Foz em que a iluminação interage com a música tocada.

“É o Natal mais bonito que já vi na minha vida”, afirmou enfaticamente a estudante Quelly Coutinho, 21 anos, que veio de Lagoa dos Patos (MG) para estudar Medicina em Ciudad del Este, no Paraguai. Quelly fazia um selfie com as amigas debaixo do túnel iluminado, que recebeu muita atenção dos participantes do evento, que fizeram várias fotos do atrativo.

DO OUTRO LADO DA CIDADE

Era quase meia noite e os iguaçueses ainda lotavam a Praça da Paz, encantados com a decoração, visitando a Casa do Papai Noel e a Fábrica de Brinquedos ou comprando alguma lembrança na Feira de Artesanato. Enquanto isso, no Gramadão da Itaipu, os preparativos continuam acelerados para deixar tudo pronto para a festa de sábado (2), a partir das 20h. Toda a população está convidada.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.