Da Redação
Os trabalhadores da categoria operacional da Sanepar representados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento (Saemac) rejeitaram a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela empresa e aprovaram indicativo de greve para os próximos dias.
Alegando estar com dificuldades financeiras, a Companhia de Saneamento do Paraná ofereceu ao quadro funcional apenas o reajuste salarial pelo INPC.
O resultado da proposta foi uma rejeição por parte de 84,6% dos trabalhadores.
De acordo com o presidente do Saemac, Gerti José Nunes, enquanto os saneparianos não se sentirem valorizados, dificilmente alguma proposta será aprovada. “O discurso de que a Sanepar está passando por dificuldades financeiras, e isso justificaria uma proposta tão fraquinha, não convence, especialmente quando vemos a imprensa divulgar o quanto a Sanepar gasta com os cargos comissionados, aqueles ditos 'estratégicos', mas que ninguém sabe explicar o que fazem dentro da empresa."
A empresa foi notificada sobre o resultado da votação da proposta e tem até o dia 17 deste mês para se manifestar e agendar uma nova reunião com os sindicatos a fim de retomar a negociação salarial. Caso isso não aconteça, no dia 18 os trabalhadores deverão paralisar suas atividades.