22/08/2023
Geral

Paralisação nas aulas gera prejuízos à comerciantes

imagem-91834

Da Redação

A paralisação nas aulas das escolas e universidades públicas do Paraná já refletem danos também na economia. Muitos alunos da Unicentro, em períodos sem aulas, acabam voltando para a casa dos pais em outros municípios e o gasto desses universitários com produtos e serviços perto do local onde estudam, acaba caindo muito.

Antonio Carlos Soares é proprietário de um restaurante próximo ao Campus Santa Cruz da Unicentro. Segundo ele, por causa da paralisação das aulas, seu rendimento já caiu cerca de 70%. “Meu movimento é muito grande de estudantes. Eu atendo aqui com um subsídio do governo cerca de 300 universitários por dia, fora professores e funcionários da Unicentro. Nesse período agora é complicado porque o movimento cai uns 70%, mas os gastos fixos são os mesmos. Em restaurante não tem como recuperar o prejuízo de hoje, amanhã”, comenta ele.

O problema é ainda maior em uma casa de xerox que funciona também no bairro Santa Cruz, bem próxima a Unicentro. Conforme conta Dileta de Souza, os prejuízos são imensuráveis. “Não tem como tirar xerox sem estudantes. Nossa demanda é toda para eles. Digamos que se a gente faz cerca de 500 cópias em dias normais, sem aulas tem dias que não chega nem a 10”, afirma ela.

Cerca de 1 milhão de alunos matriculados na rede estadual de ensino estão sem aulas desde o dia 27 de abril. Segundo os professores e líderes dos sindicatos a discussão agora é em torna da data-base dos trabalhadores. A intenção da administração estadual é realizar uma reunião com os servidores no próximo dia 19 de maio.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.