Cristina Esteche, com assessoria
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou moção de repúdio à truculência do governo Beto Richa dispensada aos servidores da educação do estado do Paraná. Na votação os parlamentares membros da comissão se manifestaram em favor do documento e demonstraram solidariedade aos servidores agredidos.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) lamentou o episódio. “Foi lamentável o que ocorreu no Paraná. Aquilo não foi um simples confronto, foi um massacre. Nossos professores e servidores públicos estaduais foram covardemente agredidos. Não há porque alguém concordar com aquela ação, com aquela humilhação da educação estadual”, disse Zeca Dirceu na comissão.
O deputado Reginaldo Lopes PT- MG, também criticou a ação da Polícia Militar e apoiou a iniciativa do parlamentar. “É educativo aprovar a moção, para que sirva de exemplo, não podemos calar diante desse acontecimento. Qual a razão para a sociedade brasileira pra aceitar esse comportamento pela segurança pública do Brasil. Não se trata de partido, se trata de uma concepção de segurança pública que não podemos admitir, e apoio a aprovação dessa moção”, defendeu.
A iniciativa de elaborar a ação partiu da deputada professora Marcivânia do Socorro da Rocha Flexa e os deputados Pedro Ukizai e Zeca Dirceu. Agora a moção será enviada à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e ao Governo do Estado.