Cristina Esteche, com assessoria
O funcionamento e a transformação do aeroporto de Rio Bonito do Iguaçu de municipal a regional é a principal pauta da reunião ordinária da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, nesta quinta feira (21), às 14h, no Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul.
De acordo com o presidente da Cantu, prefeito Edson Prado, o Jacaré, essa reativação se faz necessária para que a região se desenvolva. “Para que possamos avançar no desenvolvimento da região, se faz necessária a implantação de um aeroporto. Neste momento Rio Bonito é que oferece as melhores condições, para tornar isso uma realidade”, afirmou.
Para entrar em operação o aeroporto, que está a cinco quilômetros do Centro e a 19 quilômetros de Laranjeiras do Sul, vai precisar cumprir várias etapas, entre elas de se tornar funcional, com condições de receber aeronaves de pequeno e médio porte.
A viabilidade do projeto está no envolvimento da iniciativa privada, e na atração de recursos públicos. Para isso, em março deste ano uma comitiva foi a Brasília. O prefeito Irio de Rosso, de Rio Bonito do Iguaçu, avalia que aos poucos as conquistas vão aparecendo, não só para Rio Bonito do Iguaçu, como para Cantu e a região central do Estado.
Numa segunda etapa o projeto prevê a reconstrução do aeroporto, ampliação da estação de passageiros, da torre de controle, casa do gerador de energia, do pátio de taxiamento que passará a ter uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados e da pista.
Atualmente a pista possui 1,2 mil metros de comprimento por 30 metros de largura. Para entrar em operação a pista terá que ter 1,670 mil metros de comprimento e 45 metros de largura. O projeto contempla ainda um restaurante e outras benfeitorias que visam dar conforto e comodidade aos passageiros e visitantes. Ao todo estão estimados cerca de R$ 21 milhões em investimentos.