* Por Rogério Thomas, com Radio Najua
Um tremor de terra assustou os moradores de Prudentópolis na noite dessa quarta feira (20). O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou a ocorrência do abalo e disse que a magnitude do fenômeno alcançou 3,1 graus na Escala Richter, que vai até 10.
A professora Mariel Guil Chociai relata que o fato ocorreu por volta das 23h12 e é o último registro do Centro no Brasil. O abalo foi sentido nas comunidades de Ligação e Herval Grande, na região Norte de Prudentópolis. “Vários moradores estão relatando ter sentido o tremor, diz a professora, que mora na localidade de Ligação.
Mariel encaminhou em e-mail ao Centro de Sismologia da USP, que respondeu a solicitação da moradora de Prudentópolis. “Acabamos de analisar os dados do referido tremor de terra sentido pelos moradores de Prudentópolis e realmente o mesmo foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira “Brasis” do Centro de Sismologia da USP. Os dados referentes a este tremor de terra estão publicados em nosso site”, informou o Centro. (VEJA AQUI OS DADOS DA USP)
Ainda segundo o Centro de Sismologia da USP, o tremor ocorreu em Prudentópolis às 23h12 da quarta feira (20). O hepicentro, de acordo com a USP, ocorreu nas coordenadas 25.02 de latitude e -51.22 de longitude.
Não há registro de feridos.
NORMAIS
De acordo com o técnico em Sismologia da USP, José Roberto, que fez o levantamento do tremor ocorrido em Prudentópolis, abalos entre 3 e 4 graus na Escala Richter são normais no Brasil. “A própria situação geográfica da região de Prudentópolis pode ter facilitado para a ocorrência desse tremor. Mas isso é normal. Se ele ocorresse numa região não habitada provavelmente não teriam nem sentido. A população tem que ficar atenta para novos tremores e nos comunicar se isso ocorrer. Se for necessário, para um estudo mais aprofundado, poderemos até instalar um sismógrafo nas proximidades. Mas por enquanto fica apenas o susto para a população”, diz o técnico.