22/08/2023
Educação

Unicentro terá dois novos cursos de mestrado

imagem-9244

Guarapuava – O diretor de pós-graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), professor Cláudio Mello, anunciou a aprovação de dois novos cursos de mestrados para a instituição, em História e em Ciências Farmacêuticas, ambos em associação ampla com a Universidade Estadual de Ponta-Grossa (UEPG).
A notícia dessa confirmação foi dada pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação,
O reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanette, parabenizou os docentes e agentes universitários envolvidos na elaboração dos projetos, destacando também a importância da parceria com a UEPG. “A ampliação da pós-graduação faz parte do nosso projeto administrativo e as conquistas recentes provam que estamos no caminho certo”, avaliou o reitor, fazendo referência aos três cursos de mestrado recém-aprovados: Bioenergia, História e Ciências Farmacêuticas.
Já o vice-reitor, professor Aldo Bona, considera o aval positivo para os mestrados mais um importante passo na consolidação da Unicentro como instituição de referência regional em ensino, pesquisa e extensão. O vice-reitor destaca ainda o ineditismo das duas propostas, explicando que “o mestrado em História é um projeto oriundo dos dois departamentos de História da Unicentro – o do campus Santa Cruz (Guarapuava) e o de Irati -, o que mostra uma efetiva e produtiva interação entre ambos.
O “ineditismo”, no caso do mestrado em Ciências Farmacêuticas, fica por conta do fato de que o Departamento de Farmácia é um dos mais recentes da Unicentro e, mesmo assim, já tem o projeto de mestrado aprovado pela Capes. Trata-se de um caso raro um curso jovem, que formou no ano passado sua primeira turma, ter já condições de implantar um programa de pós-graduação”, explicou Bona.
A Unicentro deve receber o documento oficial da Capes, autorizando os mestrados, nas próximas semanas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.