22/08/2023
Esportes

Projeto busca desenvolver atletas

imagem-92442

Da Redação, com assessoria

Um projeto realizado pela Secretaria de Esportes, busca reconhecer e desenvolver habilidades esportivas em alunos de 4ª e 5ª séries em escolas municipais de Guarapuava. O Pliem (Projeto Lobinho de Iniciação Esportiva das Escolas Municipais de Guarapuava) quer proporcionar a esses jovens atletas a participação em competições municipais e estaduais. Uma equipe de professores e estagiários em Educação Física aplica os testes e proporciona uma análise individual do desempenho de cada aluno. “São vários os projetos existentes na cidade. O Pliem é um dos principais, pois revela talentos no esporte. Estamos trabalhando cada vez mais para incentivar desde cedo o gosto pelo esporte de qualidade que nossa cidade desenvolve”, afirma o secretário Celso Góes”. 

As crianças passam por 12 testes, entre eles de peso, altura, força, salto horizontal, velocidade, agilidade e aeróbico. Um profissional de Educação Física elabora o perfil de cada um e a direciona para aperfeiçoar a habilidade em escolinhas de futsal, vôlei, basquete e atletismo. “Nos testes de rendimento esportivo, descobrimos alunos que se destacam em vários testes; outros, apenas em um; e há aqueles com dificuldade de desenvolver qualquer teste, aí identificamos que a criança pode estar com problemas de respiração, má postura ou obesidade. Nesses casos, é orientada em como corrigir parcialmente o problema, praticando exercícios apropriados para cada caso”, explica o professor de Educação Física, Alexandre Danziato.

Entre um teste e outro, as gêmeas Karinny e Cristinny Blanski, 9 anos, garantiram um excelente rendimento. “Somos muito incentivadas pelos nossos pais para praticar esportes. Estamos felizes em saber que tivemos um nível de excelência nas atividades”, conta Karinny, sorridente

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.