22/08/2023
Geral

Contra faltas, professores manifestam nos NREs

* Por Rogério Thomas

Os Núcleos Regionais de Educação do Paraná (NREs) foram palco de manifestações dos profissionais da Educação em greve no Estado na manhã dessa segunda feira (25).

Em alguns NREs, os funcionários foram impedidos de entrar para trabalhar.

Em Guarapuava, os manifestantes protestaram com apitos, faixas e tambores, mas os funcionários tiveram acesso ao local de trabalho.

Em nota, a APP Sindicato disse que os núcleos foram fechados por professores e funcionários indignados com a forma como estão sendo tratados pelo governo do Estado.

“Desde semana passada, em discursos do governador e de secretários, as ameaças tem sido constantes. Além disso, telefonemas, e-mails, mensagens tem chegado à educadores(as) intimidando-os a retornarem ao trabalho ou terão os dias descontados do salário”, enfatiza a nota da APP.

“É uma prática antissindical, visto que a greve é um direito legítimo e garantido pela constituição federal”, afirma Hermes Silva Leão, presidente da APP-Sindicato. Ele também esclarece que não há ação julgada sobre a abusividade da greve, pois a APP entrou com recurso na decisão do desembargador Luiz Mateus de Lima e este recurso ainda não foi julgado. “Vamos até ao supremo, se for necessário, para garantir o nosso sagrado direito de nos manifestar”, ressaltou Hermes.

De acordo com a APP, a greve chega ao 28º dia e 85% das escolas estão fechadas em todo Estado. As demais funcionam parcialmente. Apesar do movimento fortalecido também por outras categorias que aderiram à greve geral dos servidores, o governo não apresentou sequer proposta de reposição da inflação como manda a lei da data-base.

FALTAS

Nesta segunda feira (25) também encerra o prazo para que os diretores das escolas enviem o registro das faltas dos servidores e professores em greve aos Núcleos Regionais de Educação (NREs). Em Guarapuava, ainda não há um levantamento de quantos diretores enviam o registro de faltas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.