Cristina Esteche
Continuam as negociações entre a administração municipal e o Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug) para a recomposição salarial. A proposta inicial da Prefeitura era o índice de 5,88%, pago em duas parcelas, sendo a primeira em junho e a segunda em outubro, retroativas a maio deste ano. Porém, a categoria reivindica o mínimo de 8,22% equivalente a inflação dos últimos 12 meses, para não aumentar ainda mais a defasagem que já soma 27%.
Uma nova rodada de negociação foi realizada logo após a assembleia que rejeitou a proposta inicial, e desta vez o índice proposta pela administração municipal é de 7%, a serem pagos parceladamente em junho e outubro , retroativos a maio.
De acordo com a presidente do Sisppmug, Cristiane Wainer, nesta segunda feira (01) uma nova assembleia vai acontecer às 18h na sede do Sindicato para a apresentação do novo percentual proposto.
“Temos muitos pontos em pauta. Mas neste momento a recomposição salarial é o mais importante. Já aceitamos o pagamento em duas parcelas. Entendemos que isso gerará perdas à categoria. Entretanto exigimos um pouco mais de empenho do Poder Executivo. Entendemos que teve melhora, mas ainda não era o que os servidores esperavam”, afirmou Cristiane.
Outra pauta é a licença remunerada de até 30 dias ao ano para servidores que precisem se ausentar do trabalho em casos de doenças de pessoas da família. Atualmente a Lei Complementar 050/2014 atende apenas aos cargos de professor, educador infantil, secretario escolar, instrutor de libras e atendente de educando. A reivindicação é que todos os servidores municipais que necessitem deste tipo de licença do trabalho não tenham descontos em suas remunerações.