O Instituto Butantan precisa de 77 voluntários para a segunda fase de testes da vacina contra a dengue. O órgão, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, está à frente dos trabalhos para acelerar a liberação da vacina no Brasil.
O recrutamento está sendo feito em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A vacina já foi testada em 173 pessoas, mas precisa de mais voluntários para que os testes possam avançar à fase três.
Para participar, o interessado precisa ter entre 18 e 59 anos e podem ou não ter sido infectados pelo vírus da dengue. Mulheres grávidas não podem fazer parte do estudo.
A vacina é produzida em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), onde o vírus foi identificado e transferido para o Instituto Butantan.
Nas pesquisas realizadas nos Estados Unidos os cientistas norte americanos testaram o produto em mais de 600 pessoas e não foram observados efeitos colaterais importantes.
O Instituto Butantan já solicitou à Anvisa a antecipação da fase final (fase três) de testes clínicos em humanos. A medida prevê que o processo de produção da vacina seja adiantado em até dois anos. Nesta fase, a testagem será ampliada para 17 mil voluntários em todas as regiões do país.
SERVIÇO
Os interessados em participar dos testes podem ter mais informações nos seguintes telefones: (11) 2661-7214 e (11) 2661-3344. O e-mail para contato é vacinadengue@usp.br.