* Por Rogério Thomas
Representantes dos sindicatos que integram o Comitê da Greve no Paraná estão reunidos nesta quinta feira (28) em Curitiba. O objetivo do encontro, segundo o presidente da APP Sindicato, Hermes da Silva Leão, o objetivo do encontro é planejar os próximos passos do movimento. “Não há possibilidade de convocarmos uma Assembléia Geral porque a categoria não aceita a proposta do governo. Ou seja, não há motivo para a Assembléia. Nesse momento, precisamos continuar unidos e ampliar o movimento, pois não aceitamos esse descaso do Governo do Paraná”, enfatizou.
Na avaliação do presidente, a proposta do Governo fará com os servidores da Educação acumulem perdas nos próximos meses. “Com a medida, cada servidor irá perder, ao longo do ano, o equivalente a metade de um salário atual. Uma professora que recebe R$ 1.300,00 por mês perderá, ao final de 2015, cerca de R$ 650,00. A APP não concorda com a proposta. A defesa da entidade e dos demais sindicatos de servidores continua de reposição da inflação do período, que é 8,17%, em parcela única”, ressaltou Leão.
PROPOSTA
Através da proposta encaminhada para aprovação dos deputados na Assembléia Legislativa do Paraná, o O governo vai pagar neste ano 3,45% de reajuste referentes ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio a dezembro de 2014. O valor será pago em três parcelas, entre setembro e novembro. Além disso, o Executivo propôs a antecipação da data-base dos servidores de 2016 para janeiro, com aplicação integral do IPCA de 2015, hoje projetado em 8,37%.