22/08/2023
Cotidiano

Cristina Silvestri chama atenção para o autismo

imagem-92983

Cristina Esteche

Em breve Guarapuava terá uma rede de apoio às associações de pais de pessoas com autismo, envolvendo entidades e a administração municipal, principalmente as secretarias de Educação e Saúde. A  decisão foi tomada durante o I Encontro Municipal de Conscientização sobre o Autismo, realizado pelo mandato da deputada estadual Cristina Silvestri, no último sábado (29), em Guarapuava, e que teve a participação de 254 pessoas. Uma das ideias é criar uma escola para pais para que as informações contribuam no tratamento com o filho. Até que isso aconteça, a realização e participação da Associação Mundo Azul, de Guarapuava, em workshops, palestras e outros eventos fora da cidade serão viabilizadas.

"Momento Histórico"

A iniciativa de Cristina Silvestri levou o cartorário Alfeu Agner, pai de autista, a afirmar que “Guarapuava vive um momento histórico” ao “abrir os olhos” para o autismo. “Há 33 anos busco isso em grandes centros e no exterior. Vivenciar este momento histórico me emociona”, afirmou.

O começo desse trabalho foi um encontro com pais  e familiares de autistas durante a campanha eleitoral, em 2014,  que  sensibilizou a deputada Cristina Silvestri a aderir à causa em Guarapuava. “Me comovi com os relatos que ouvi, com as dificuldades, principalmente, de diagnósticos e me comprometi a buscar uma forma que pudesse contribuir, não só com os familiares, mas com o esclarecimento da sociedade”.

Políticas públicas

De acordo com a deputada Cristina Silvestri, a implantação de políticas públicas, o apoio às escolas com a qualificação de professores para que possam identificar o autismo e a conscientização da sociedade estão na pauta da parlamentar.

“Quando conversei com a Ana Paula, que é mãe de duas meninas autistas e ouvindo relatos de outros pais e familiares, percebi que não podemos fechar os olhos para essa questão e tão logo assumi o mandato fui em busca de informações e já pensei nesse evento”.

Segundo Cristina Silvestri, após contatar o centro Conviver, de Curitiba, especializado no atendimento a autistas, o envolvimento das secretarias municipais de Educação e Saúde foi primordial. ‘Sabemos que há crianças autistas em nossas escolas e que os professores não sabem como agir. É na escola que acontece a identificação para que se possa chegar ao diagnóstico. Por isso a importância do conhecimento dos professores sobre o assunto”.

 A deputada lembra também que a conscientização dos pais sobre como lidar com o filho autista é de suma importância. Percebemos durante o encontro desse sábado que muitas mães, pela falta de informação, sofrem porque não sabem entender o ‘mundo’ do autismo. E que a partir dessa conversa o relacionamento com o filho vai ser diferente”. A presença de professores municipais e estaduais no evento também foi ressaltada. “Os professores estão ávidos por mais informações. Por isso, não vamos parar. Vamos continuar promovendo e participando de eventos que tratem do tema”.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.