Cristina Esteche
Os próximos dias podem ser decisivos para o fim da greve dos servidores estaduais. Como a Rede Sul de Notícias já noticiou ontem, quarta feira (03), uma nova proposta de reajuste salarial para o funcionalismo, foi formulada em consenso entre o Governo e deputados, aliados e de oposição. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), a nova proposta apresenta um plano de reajuste até 2017, garantindo o pagamento da inflação, medida pelo IPCA. Houve uma abertura por parte das entidades sindicais e assembleias deverão acontecer.
A nova proposta prevê o pagamento de parcela única de 3,45% em outubro próximo, percentual que remete à inflação de maio a dezembro de 2014. Já a inflação de 2015 seria zerada em janeiro de 2016. As perdas inflacionárias de 2016 seriam pagas em janeiro de 2017, acrescidos de um adicional de 1% .
De acordo com a nova proposta, a reposição do IPCA de janeiro a abril de 2017 será paga em 1.º de maio de 2017. Nesse ano a data-base do funcionalismo estadual será em em maio e não mais em janeiro.
De acordo com Traiano, caso so professores concordem, as aulas retornam já nesta segunda feira (08), incluindo as universidades. Para o presidente da Alep, a proposta como “incontestável” e “irrecusável”.