Cristina Esteche
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) adotou o sistema em 2015 e disponibiliza metade das vagas para os participantes do Enem. A outra metade se divide em 40% para os aprovados nos concursos vestibulares e os outros 10% para os participantes do Programa de Avaliação Continuada.
Outras universidades paranaenses também fizeram a mesma adesão. A Unespar oferta 50% das vagas para os sete Campi (Apucarana, Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória). O método é válido para todos os cursos disponibilizados pela instituição, exceto para os que exigem teste de habilidade específica, no caso, alguns cursos do Campus Curitiba I (Embap) e Campus Curitiba II (FAP).
Já a Uenp oferece 10% das vagas dos cursos de graduação dos Campi de Cornélio Procópio e Jacarezinho. A universidade visa que, desta forma, as vagas dos cursos que não foram ocupadas por meio do vestibular sejam totalmente preenchidas.
Para ingressar na Unioeste usando a nota do Enem são ofertadas 50% das vagas dos cursos de graduação. A outra metade é para alunos que vão ingressar por vestibular.
Também há possibilidade de usar a nota do Enem para alguns casos nas Universidades Estaduais de Londrina e de Ponta Grossa. Na UEL para disputar vagas remanescentes e na UEPG o vestibulando pode solicitar o aproveitamento do resultado obtido em suas provas objetivas, embora não seja obrigatório.