Da Redação
A atuação da Faculdade Guairacá em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foi reconhecida mais uma vez, através do Selo ODM 2015, uma certificação do Sesi, concedida por meio do Movimento Nós Podemos Paraná. Esse é o quarto ano consecutivo que a instituição recebe a certificação, pelo reconhecimento de seu importante papel como articuladora do crescimento sustentável e desenvolvimento social de Guarapuava e região.
A contribuição que destacou a Guairacá neste ano foi o projeto ‘Acolhimento e Interconsultas no contexto da saúde: prática interdisciplinar em um programa de extensão universitária nas Clínicas Integradas da Faculdade Guairacá’.
O projeto é desenvolvido desde o mês de março nas Clínicas Integradas Guairacá por acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, sob supervisão de professores de cada área. Segundo o professor Jonatan Schmeider, coordenador do projeto, o objetivo é oferecer aos pacientes que estão dando início ao tratamento atendimentos sob a forma de acolhimentos e interconsultas, buscando um contexto favorável ao desenvolvimento da interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento e visando melhor atender os usuários.
Além do selo a Guairacá obteve nota quatro em escala que vai de um a cinco na avaliação de renovação de reconhecimento, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi conquistado pelo curso de Tecnologia em Gastronomia. A avaliação considerou aspectos como infraestrutura, biblioteca, laboratórios, salas especiais e corpo docente. Com essa conquista, o curso ganha reconhecimento pela sua qualidade.
Sendo pioneiro na região, o curso superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Guairacá conta com uma estrutura de altíssimo padrão, o que tem contribuído na formação dos acadêmicos. Na cozinha escola da instituição, os estudantes podem ter o conhecimento teórico e habilidades práticas, simulando com precisão o ambiente e rotina do profissional da área. Segundo a coordenadora do curso, professora Taiana Priscila Verona, o bom resultado foi devido ao desempenho e e aprimoramento constante das práticas educacionais adotadas. De acordo com ela, o resultado da avaliação do MEC é fruto de um ótimo projeto, aplicado com muito empenho por toda equipe Guairacá. “Cada vez mais é perceptível que o curso de Tecnologia em Gastronomia está mais sólido, oferecendo uma formação de qualidade àquelas pessoas que buscam a concretização dos seus sonhos”.