22/08/2023
Geral

Estudantes recebem orientações para primeira fase do exame da OAB

imagem-94050

 Da Redação 

Estudantes do curso de Direito da Faculdade Guarapuava estão recebendo informações da equipe de Coordenação do curso sobre a primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  De acordo com os coordenadores, o Conselho Federal da OAB divulgou o edital do XVII Exame de Ordem Unificado (EOU), que será aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ainda segundo a coordenação  as inscrições já se encerraram no dia 15 de junho. É importante que os inscritos fiquem atentos para as datas do exame. A 1ª fase, prova objetiva,  está programada para ser aplicada das 13 às 18h do dia 19 de julho, conforme o horário oficial de Brasília (DF).

A prova terá 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, além de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

A coordenação explica que aos candidatos que foram aprovados na 1ª fase, mas não na 2ª, do XVI Exame, será possível requerer o reaproveitamento conforme procedimentos que divulgados em edital complementar. Os examinandos que solicitarem e os aprovados na 1ª fase do XVII Exame poderão realizar a 2ª fase – prova prático-profissional, na data provável de 13 de setembro.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.