Cristina Esteche
O novo sistema de identificação pelas digitais de eleitores entrará em vigência a partir da próxima eleição municipal, em 2016, e contará com a nova tecnologia, já usada em metade do estado do Paraná. O agendamento pode ser feito no site do Tribunal.
Os eleitores devem ir ao cartório eleitoral da cidade levando um documento pessoal e um comprovante de residência. O cadastro é gratuito.
Num levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em dezembro de 2014, havia 147.877 mil cadastrados, sendo que 71.007 são homens e 76.749 são mulheres. A maioria dos eleitores tem a idade entre 21 á 59 anos. Esta primeira fase se estenderá até setembro e a segunda fase compreenderá o período de outubro de 2015 até janeiro de 2016.
De acordo com o desembargador Jucimar Novochadlo, presidente do TRE, os trabalhos de revisão biométrica visam garantir um sistema totalmente seguro, sem acesso à internet e completamente democrático.
Finalizada esta expansão, o Paraná contará com cerca de 65% de seu eleitorado apto a votar em urnas biométricas, impedido qualquer tipo de fraude na votação.