22/08/2023
Geral

Suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens

imagem-94346

Taís Nichelle

Duas das três vítimas de suicídio notificadas em Guarapuava nesta última semana são adolescentes. Ambos os casos tiveram como motivação o término de um relacionamento. Será que os jovens estão cada vez mais suscetíveis a dores, ao ponto de não terem uma perspectiva de superação? “Jovens são impulsivos por natureza. Essa característica, se combinada com a dificuldade de lidar com frustrações e uma possível desestrutura familiar, aumenta as chances do jovem cometer suicídio”, declara o médico psiquiatra José Cleber Ferreira.  

O uso de álcool e outras drogas também pode favorecer casos de suicídio . “Os jovens estão consumindo álcool e outras drogas cada vez mais cedo, o que favorece quadros de dependência química, uma das principais motivações dos suicidas. O mau uso da internet também é um agravante. Adolescentes viciados em internet deixam de socializar, tornam-se introspectivos e solitários. Além disso, é muito comum encontrar fóruns de como cometer suicídio na web”, revela o psiquiatra. 

Pais e responsáveis devem ficar atentos ao comportamento dos jovens. “As angústias e as inseguranças são potencializadas na adolescência. Os pais devem apoiar e acolher os filhos: manter um diálogo, buscar entender seus problemas. Isso não deve ser confundido com falta de limites. Adolescentes precisam de limites. É necessário acompanhar o desempenho escolar e prestar atenção nas pessoas com quem o filho se relaciona. Se notar algum problema de comportamento, o ideal é procurar um psicólogo ou psiquiatra”, complementa o psicólogo Giovani Caetano Jaskulski. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.