Da Redação
Na assembleia dos docentes realizada na tarde desta quarta feira (24), no auditório Francisco Contini, os professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) de Guarapuava, votaram pelo fim da greve que já durava mais de dois meses. Foram 171 votos favoráveis e 38 contra o encerramento da paralização.
Os professores da Unicentro retomam as atividades a partir da próxima segunda feira (29), porém a retomada das aulas ainda depende de uma reunião entre o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho Administrativo (CAD) da instituição.
De acordo com o secretário da Associação dos Docentes da Unicentro (Adunicentro), Deny Willian, a greve está encerrada, e por ora, não existe nenhum “estado de greve”. “A greve acabou. É claro que se o governo não cumprir também com isso que eles propuseram agora, a greve pode voltar. Mas por enquanto, nesse momento está encerrada. Foi isso que os professores votaram na assembleia”, declara.
Durante a assembleia, muitos dos depoimentos mostravam que apesar do sentimento da maioria, apontar o fim da greve como única saída para não acumular ainda mais prejuízos, a insatisfação ainda era forte entre a categoria. Segundo declaração aberta de alguns docentes, as negociações durante a greve não indicaram derrota, pois sem a greve e a movimentação dos professores, as perdes e prejuízos poderiam ter sido ainda maiores.