22/08/2023
Política

Guarapuava cai três posições no “ranking” de geração de empregos, segundo o Caged

imagem-9439

Guarapuava – Gurapuava caiu três posições no “ranking” dos municípios paranaenses que mais geraram empregos em setembro deste ano.
As informações estão no relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (15) pelo Ministério do Trabalho.
Em agosto, Guarapuava havia ocupado a 17a colocação no “ranking” das 53 cidades que mais geraram empregos no Paraná, já em setmebro a cidade ocupou a 20a colocação, ficando atrás de várias cidades de menor porte como é o caso de Pato Branco, Apucarana, Cambé, Campo Mourão, Arapongas, Cornélio Procópio.
Chama a atenção também de Guarapuava ter ficado atrás de Marechal Cândido Rondon, cidade que fica no oeste paranaense e que possui 47.048 habitantes, segundo dados do IBGE de 2009.
O que percebe é que Guarapuava ainda não se encontrou como pólo. Não está consolidada como pólo universitário, pois ainda não possui cursos como medicina, odontologia, engenharia civil, elétrica.
O município que já foi um dos maiores produtores de madeira do Paraná também não consegue se firmar como poló nesse setor por não industrialziar a matéria-prima.
Embora a administração municipal tenha propagado que transformaria o município numa cadeia no setor avícola, a partir da instalação da Agrogen, empresa com alta tecnologia nessa área, a atividade ainda está distante de ter uma cadeia produtiva do frango, como é a cidade de Cafelandia (localizada no oeste paranaense próximo a Cascavel e que possui a Copacol – Cooperativa Agroindustrial Consolata, que é conhecida tanto nacionalmente como internacionalmente pela excelência na produção de aves).
O município se ressente também com uma indústria no ramo de cervejaria, embora produza matéria-prima em abundância no distrito de Entre Rios. A cevada produzida em Guarapuava abastece cervejarias em todo o Brasil e em cidades próximas como é o caso da Cervejaria Kaiser de Ponta Grossa e da Cervejaria Colônia em Toledo.

Evolução do Emprego Formal em Municípios com mais de 30.000 Habitantes do Estado do Paraná – Período: Setembro de 2009

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo