Cristina Esteche
O consumo de álcool lidera o número de usuários atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), em Guarapuava, como parte da Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com a coordenadora do órgão, a enfermeira Ivani Mormino Kuster, atualmente 2.860 pacientes estão cadastrados, porém 1.689 são acompanhados mensalmente. "Mais de 50% são dependentes do alcool, predominantemente homens. Em seguida, vem os usuários de alcool associado à drogas múltiplas e em terceiro lugar estão os usuários de crack”.
O atendimento é multidisciplinar e acontece em grupos, incluindo várias atividades terapêuticas, como o acesso às artes cências com o grupo de teatro. As parcerias também estão presentes para palestras orientativas, como o Amor Exigente, Narcóticos Anônimos (NA) e Alcoólicos Anônimos (AA).
De acordo com a enfermeira, o apoio da família é fundamental neste processo, então semanalmente, são realizados grupos para atendimento aos familiares de pacientes, onde são esclarecidas dúvidas, anseios e dado o suporte que a família necessita.
De acordo com Ivani, os encaminhamentos devem partir das unidades de saúde do municipio ou por demanda espontânea.
Na unidade são oferecidas atividades recreativas, educativas e profissionalizantes. Além disso, realiza-se caminhadas e atividades esportivas, proporcionando mudança de comportamento e, conseqüente, melhora na qualidade de vida dos pacientes.
O Caps AD está localizado na rua 5 de Outubro, esquina com a Capitão Rocha, em Guarapuava.
.