Da Redação
O Bairro Xarquino em Guarapuava está recebendo esta semana obras de canalização. Os trabalhos estão sendo realizados pela Surg. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava (Secom) o serviço vai auxiliar na vazão da água, reduzindo o risco de alagamentos. A equipe executará a instalação de galerias pluviais, além de pavimentação asfáltica e construção de meio fio e calçadas.
Segundo o presidente da Surg, Fernando Damiani, as obras começaram em uma das ruas principais do núcleo residencial, a Doutor Leopoldo Francisco Bischof. “É importante começarmos por esse trecho, pois, quando ocorriam as chuvas, a água escoava por toda esta parte e, consequentemente, as casas alagavam. A rua estava com instalações antigas, ruins e sem condições de amenizar o problema. Com essas ações, o volume de água vai diminuir e evitar transtornos para a população”, explica Damiani.
Os serviços serão realizados em todo o Xarquinho, visando a qualidade de vida e bem estar dos moradores. “Essa situação se arrasta há anos sem solução. É um trabalho complexo que a atual administração está executando para a comunidade. Vamos fazer um serviço completo e eficiente”, garante o prefeito Cesar Silvestri Filho. Damiani acrescenta que é fundamental a colaboração das famílias na destinação correta do lixo para evitar o entupimento das galerias pluviais.
O aposentado Alceu Dubacheski, 62 anos, mora no Xarquinho há 26 anos e enaltece o trabalho das equipes em frente sua casa. “Antes não eram feitas ações para melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade e agora podemos ver os projetos sendo realizados na atual gestão”, comenta. O também aposentado Francisco Correia de Almeida, 67 anos, vive há mais de 25 anos no local e lembra da enchente do ano passado. “As enchentes trouxeram danos para todos os moradores, tornando uma preocupação da população do bairro. O alagamento é um problema muito sério da nossa rua, mas, com a canalização e as outras obras, o volume da água causado pela chuva irá diminuir e evitar os transtornos, tranquilizando a comunidade”, comemora.