Da Redação
Rotineiramente vemos acidentes de trânsito de muitos tipos, alguns com gravidade, outros nem tanto. O fato é que o uso do cinto de segurança é muito importante e na maioria das vezes, se usado corretamente, pode evitar tragédias.
Na madrugada da última quarta feira (24) um capotamento vitimou o cantor sertanejo Cristiano Araújo e sua namorada. Segundo os socorristas, o casal que estava no banco de trás, não usava cinto de segurança. A moça foi inclusive foi arremessada para fora do veículo.
Essa tragédia evidencia algo que estamos acostumados a ver que é a não utilização do cinto de segurança, principalmente nos passageiros do banco de trás. Somente em 2014 no Paraná, o Detran aplicou 140 mil 240 multas por falta de uso do equipamento.
Uma pesquisa divulgada pelo IBGE neste mês, mostra que 79% das pessoas possui o hábito de usar o cinto de segurança no banco da frente. Quando o assunto é o uso no banco de trás, porém, esse número cai para apenas 50% das pessoas.
Esses dados andam na contramão do que apontam especialistas de trânsito, que afirmam que andar no banco de trás do carro é muito mais seguro do que no da frente. Porém, se o passageiro não estiver com o cinto de segurança, a chance de se machucar ou até mesmo morrer se torna maior sentando na parte de trás do veículo.
Segundo o Cabo Pereiro, da Polícia Militar de Guarapuava, os policias sempre tentam alertar, tanto motoristas como passageiros quanto a importância do uso do cinto de segurança. Ele afirma, no entanto, que para constatar se o passageiro do banco de trás não está usando o equipamento é bem mais difícil. “Nós tentamos alertar a todos da importância do uso do cinto de segurança. É difícil precisar qual a porcentagem de acidentes em que os passageiros não estão usando o equipamento, mas é claro que é muito importante usar, até porque isso pode gerar uma notificação e multa”, destaca.
Em um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) o resultado mostra que se usado corretamente, o cinto de segurança reduz em até 45% o risco de mortes no banco da frente e em até 75% no banco de trás.
Maio Amarelo:
O mês de maio foi marcado por fortes campanhas do “Movimento Maio Amarelo” que tem por objetivo chamar atenção da sociedade para os altos índices de mortos e feridos no trânsito. Apesar do foco da campanha ter sido no mês passado, o Movimento ainda está ativo. Você pode acessar a página do Maio Amarelo na internet para mais informações.
Em Guarapuava o Movimento também mobilizou a população. A Benvenutti Corretora de Seguros foi umas das empresas que apoiam essa mobilização.