22/08/2023
Cotidiano

Guarapuava é referência no combate às drogas

imagem-94591

Lizi Dalenogari, da Redação

O enfrentamento da equipe do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas de Guarapuava, que age na prevenção, combate e recuperação de dependentes químicos, tem servido como política modelo para outras cidades brasileiras há pouco mais de dois anos. “O que acontece hoje em Guarapuava não se vê semelhante em nenhum lugar do Estado, e digo com tranquilidade que é exemplo para todas as cidades do país. Aqui acontece um trabalho descentralizado que inseri num mesmo propósito as secretarias de saúde, assistência social, esportes. Esta é a verdadeira política pública, que trabalha em rede e não de forma individualizada”, afirma o médico Carlos Alberto Peixoto Baptista, um dos coordenadores do Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.

“Esta é a primeira vez que uma administração municipal encara essa responsabilidade de atendimento psico-social, contratando equipe multidisciplinar. Hoje muitos municípios estão se espelhando em nossas experiências e isso é gratificante”, diz Giovani Caetano Jaskulski, que coordena o Departamento em Guarapuava e que trabalha nas comunidades com projetos como: Tecendo Amor (gestantes), Clube de Idosos, Formando Cidadão (16º BPM) e Pelotão Esperança (26º GAC), Proerd, entre outros trabalhos desenvolvidos em conjunto com os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

O trabalho desenvolvido pela equipe de Giovani está servindo de exemplo para todo o Estado e sempre contou com o apoio da ex-secretária de Assistência Social, e hoje deputada estadual Cristina Silvestri.

“O respaldo do César Filho e de sua mãe, a ex-secretária de Assistência Social, e atual deputada estadual Cristina Silvestri foram fundamentais para que este processo chegasse aonde chegou. Conto somente com dois profissionais no Estado inteiro com o perfil do Giovani, que agrega um conhecimento humanizado que  inflama as equipes de atendimento multidisciplinar. E foram eles que enxergaram este potencial no Giovani e permitiram que Guarapuava esteja muito bem assistida, como está hoje”, salienta Baptista. Uma verdadeira rede de ações. “Não conheço nenhum município que tenha completado este processo com as devidas competências como vejo aqui. Este é um marco para as políticas sobre drogas e Guarapuava, definitivamente é um exemplo a ser seguido”, parabeniza Baptista.

O Observatório do Crack da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que participou do I Simpósio Brasileiro de Dependência Química e Saúde Mental: Desafios e Perspectivas, afirmou que Guarapuava é uma das poucas cidades do Brasil que possui um departamento exclusivo para enfrentamento às drogas. “Guarapuava desenvolve um trabalho que é modelo nacional”, enfatiza Rosangela da Silva Ribeiro, coordenadora de Pesquisas do Observatório.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.