22/08/2023


Geral

Grupo de Convivência: juntos se tornam mais fortes

imagem-94619

Lizi Dalenogari, da Redação

A Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio aos Portadores de Alzheimer – AEPAPA, disponibiliza para familiares e comunidade em geral  reuniões mensais chamadas de “Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”. As reuniões acontecem sempre às 14h, no Bloco 3 do Cedeteg e abordam temas variados que contribuem significativamente com os pormenores que as pessoas que cuidam e demais familiares devem ter ao conviver com o idoso, sendo ele diagnosticado ou não com a doença.

Um belo exemplo de doação e comprometimento é do senhor Armerindo José Alves, de 65 anos, que já contamos aqui na Rede Sul de Notícias. Ele é o esposo e cuidador da senhora Eva Meneguel Fontana, de 77 anos, que foi diagnosticada com a doença há pouco mais de um ano. Eles estão juntos há 43 anos, tem dois filhos e quatro netos e ele não perde as reuniões do grupo. “Aprendo muito aqui e ganho forças para continuar ajudando a minha esposa da melhor forma. Não deixo de vir”, conta Armerindo.

Outro exemplo é de Roseli de Fátima Genud. Ela é filha de dona Beatriz Terezinha Ribas Genud, de 65 anos, paciente da AEPAPA. Elas pegam dois ônibus para virem as reuniões e não se arrependem. “Este suporte, apoio, aconselhamento que elas nos dão aqui é muito importante. Nem sei como seria sem eles. Fora que minha mãe se distrai no binguinho, nas atividades que eles sempre organizam pra eles. Agradecemos demais pelo apoio que recebemos da Associação”, conta Roseli.

Beatriz tem seus pais, seu Joaquim Ribas, de 87 anos e dona Angelina, de 84 anos. Ela não se esquece que pediu para a AEPAPA uma ajuda para conseguir uma cadeira de banho para os pais. “Mesmo ela estando doente não se esquece dos pais. Sempre está preocupada com eles. Não esqueceu que pediu a cadeira para a Vera (assistente social), mas não fica cobrando todo dia porque confia demais nela e sabe que na hora certa ela vai conseguir”, declara a filha Roseli. A entrega da cadeira acontecerá esta semana e será dona Beatriz que irá entregar, informou a assistente social.

O binguinho acontece em uma sala com música tranqüila e faz parte de uma atividade de ginástica cerebral. “São jogos simples que ativam o cérebro e os distraem. Eles gostam muito”, conta Vera Lúcia.

O tema abordado na última reunião neste sábado (27) foi “Capacidade Funcional do Idoso com Alzheimer”, abordado pelas acadêmicas de fisioterapia e voluntárias da entidade Camilla Fagundes e Suzane Santos.

A AEPAPA realiza avaliações e dá suporte neuropsicológico aos idosos, cuidadores e familiares, além de disponibilizar atividades ministradas por fisioterapeutas e educadores físicos para a manutenção ou melhora da independência funcional dos idosos. A entidade presta apoio, orientação e informação em domicílio aos familiares, idosos e cuidadores, visando o fortalecimento dos vínculos parentais e comunitários. As reuniões periódicas com esta deste sábado, reforçam estes compromissos.

PRÓXIMAS REUNIÕES – AGENDE-SE:

Dia 25/Julho – “Prevenção de úlcera de pressão”;

Dia 29/Agosto – “Relacionamento entre pais e filhos – sintomas do Alzheimer como      caminho”;

Dia 26/Setembro – “Idoso acamado e a fisioterapia”;

Dia 31/Outubro – “Estresse nos cuidadores de idosos”;

Dia 28/Novembro – “Interações medicamentosas entre anti-diabéticos e anti-hipertensivos: possíveis riscos e falhas no tratamento”;

12/Dezembro – Ações/Resultados em 2015 e confraternização.

Maiores informações sobre a Associação podem ser obtidas na Rua Inácio Karpinski, 1694, no Núcleo Padre Chagas, no Bonsucesso, ou através dos telefones(42) 3304-5460 ou (42) 3304-5452.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo