22/08/2023
Cotidiano

Conferência da Pessoa Idosa segue nesta quarta em Guarapuava

imagem-94738

Da Redação

O protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa na sociedade- Brasil de todas as idades é o tema que está sendo debatido na Conferência Municipal que está acontecendo no auditório da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), campus Santa Cruz e que segue até esta quarta (1).

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, realizada pela Secretaria de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a Conferência  objetiva analisar, propor e deliberar as diretrizes para implementação de políticas públicas em Guarapuava. Durante o evento, também serão eleitos os conselheiros não governamentais para os próximos mandatos e os delegados que irão representar Guarapuava na Conferência Estadual. 

Durante a abertura do evento, a secretária de Assistência Social, Eliane De Carli, reafirmou o compromisso da gestão municipal em garantir os direitos da população. Citando o artigo 230, da Constituição Federal, ainda destacou a participação efetiva do poder público e da sociedade civil organizada para que a pessoa idosa seja protagonista de sua história. “Cabe também à família e ao Estado amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar, garantindo-lhes o direito à vida, para que seja um idoso ativo, com suas potencialidades incentivadas e seus direitos garantidos”. 

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, o geriatra Jonilson Antonio Pires, a conferência é uma oportunidade democrática e igualitária para se discutir as melhores ações que garantam e assegurem os direitos da do idoso. “Envelhecer é um privilégio. Por isso buscamos políticas públicas para que essas pessoas vislumbrem com entusiasmo sua cidadania, com dignidade e respeito”, diz. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.