22/08/2023
Cotidiano

“Éramos um simples bairro da periferia. Cesar nos colocou no mapa”, diz Beto Mancha

imagem-94954

Lizi Dalenogari, da Redação

Chegar na Avenida Aragão de Mattos Leão Filho (antiga av. Cascavel) e não se lembrar da enchente do ano passado, é impossível. Mais impossível ainda deve ser imaginar o que os moradores desta região tem passado nos últimos 30 anos. Quem explica com propriedade é o presidente da Associação de Moradores do Jardim das Américas, Beto Mancha.

“Falar do que esta obra significa para nós é arrancar um grito preso na garganta por mais de 30 anos. Éramos vistos como um bairro onde só vivia pobre que não tinha condição de morar em um lugar melhor. Povo pobre e vagabundo e sujo de lama para muitos da cidade. Mas a esperança nunca morreu aqui. Em 2004, conversando com o Cezar Silvestri, então candidato a prefeito, ele me garantiu que se não fosse ele, alguém da família dele iria resolver este problema prá nós. Em 2012 a esperança se renovou com o Cesar Filho, que se comprometeu com a gente, e hoje é uma realidade. Com sua sensibilidade e olhos para o povo, o prefeito nos colocou no mapa da cidade”, conta Beto.

Visivelmente emocionada, a deputada estadual Cristina Silvestri disse estar realizando um sonho pelas mãos do filho Cesar. “Tenho um carinho muito especial por esta região. Foi aqui que desenvolvi meus principais projetos enquanto secretária de assistência social e acompanhei de perto o drama das famílias com o barro, as dificuldades de locomoção, as doenças provenientes do pó excessivo, o medo das enchentes, a falta de oportunidade para as crianças e nossos idosos. Mas as novidades não param por aí. Em breve o Centro das Artes estará trazendo oportunidades para todas as crianças, adolescente e jovens da região nas áreas de esporte, lazer e cultura”, anunciou.

Os pastores Vanderlei Melo, representando o Conselho de Pastores de Guarapuava, Fernando Lima, da Assembléia de Deus do Jardim das Américas e os padres Itamar Abreu Turco, da Paróquia São Luís, do Morro Alto e Nivaldo da Silva, pároco da Paróquia Santa Terezinha deram suas bênçãos ao local e aos moradores que transitam diariamente pela região. “Só quem mora nesse bairro sabe da importância desta obra. O clamor da população foi atendido. Foram 30 anos de orações e pelo espírito de unidade vivem agora uma nova realidade. Graças a Deus por isso”, destacou o pastor Fernando.

“Estou me sentindo realizado. Me sinto um privilegiado e isso tudo aqui faz valer a pena todo o desgaste, todo o empenho de se governar uma cidade deste porte. E anunciou aqui que a creche do Jardim das Américas será a primeira a ser entregue das 10 que estão sendo construídas. E que estamos adquirindo um terreno, bem aqui ao lado, onde construiremos um Conjunto Habitacional com 500 casas populares para os moradores da região”, enfatizou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Jair Sebastião Golinhaki, o Betinho, coordenador do Bosque Bíblico também fez questão de destacar alguns pontos desta realização.

“Nasci a uns 300 metros daqui e vi muita gente com água até a cintura, crianças gritando, mulheres desesperadas com as enchentes invadindo suas casas. Nenhum prefeito teve olhos para este lugar. Há 11 anos estamos rezando todos os domingos no Bosque Bíblico e Deus não nos permitiu esmorecer. Hoje estamos aqui em festa”. Betinho entregou uma muda de árvore para o prefeito Cesar Silvestri Filho e outra para o presidente da Surg, Fernando Damiani, para que não esqueçam deste dia. “Para que vocês e a incansável equipe de funcionários da Surg não esqueçam deste dia, porque vocês nunca serão esquecidos por nós”, destacou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.