22/08/2023
Cotidiano

AEPAPA e o exemplo de vínculo e confiança com as famílias

imagem-94960

Lizi Dalenogari, da Redação

A Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio aos Portadores de Alzheimer – AEPAPA, disponibiliza para familiares e comunidade em geral  reuniões mensais chamadas de “Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” e são nestes encontros que se comprovam a confiança que os pacientes tem na equipe da entidade.

Um fascinante exemplo é de dona Beatriz Terezinha Ribas Genud, de 65 anos, paciente da AEPAPA. Ela e a filha Roseli pegam dois ônibus para participarem das reuniões e não se arrependem. “Este suporte, apoio, aconselhamento que elas nos dão aqui é muito importante. Nem sei como seria sem eles. Fora que minha mãe se distrai no binguinho, nas atividades que eles sempre organizam pra eles. Agradecemos demais pelo apoio que recebemos da Associação e por contar com eles sempre que necessitamos”, conta Roseli.

Beatriz tem seus pais, seu Joaquim Ribas, de 88 anos e dona Angelina, de 84 anos. Ela não se esquece que pediu para a AEPAPA uma ajuda para conseguir uma cadeira de banho para os pais. “Mesmo ela estando doente não se esquece dos pais. Sempre está preocupada com eles. Não esqueceu que pediu a cadeira para a Vera (assistente social), mas não fica cobrando todo dia porque confia demais nela e sabe que na hora certa ela vai conseguir”, declara a filha Roseli. A entrega da cadeira aconteceu nesta semana e foi dona Beatriz que entregou.

A ENTREGA

Dona Beatriz, mesmo com a doença de Alzheimer, mantem um vínculo familiar onde imperam o amor e a dedicação a seus pais. Prova disso foi o pedido que a paciente fez a assistente social da AEPAPA, Vera Lúcia Borges Ferreira. Ela gostaria de ganhar uma cadeira de banho para presentear os pais, já bem idosos. E a equipe da AEPAPA conseguiu com apoio da comunidade e a entrega foi feita pela própria dona Beatriz que não escondia a alegria. “Os olhos dela brilhavam de alegria. Estavam todos emocionados, inclusive eu. Que exemplo de família. Mesmo na dificuldade da doença, uns são pelos outros”, contou a assistente social.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.