22/08/2023
Agronegócio

Agricultura Familiar produz 75% dos alimentos

imagem-95013

Taís Nichelle

Na correria cotidiana, é raro parar para pensar na procedência dos alimentos que nos fornecem energia para continuar vivendo. Por isso, muitas pessoas ainda não têm consciência da importância da Agricultura Familiar, que é responsável pela maior parte dos alimentos que são colocados nos pratos dos guarapuavanos todos os dias. “O agricultor familiar produz cerca de 75% dos alimentos. Grandes empresas dão preferência para a produção de soja e trigo, sendo assim, a produção de alimentos como feijão, frutas, verduras, legumes, leite, dentre outros, é garantida apenas pelos agricultores familiares”, conta Itacir Vezzaro, secretário municipal de Agricultura. 

Para proporcionar crescimento para os produtores e desenvolvimento para o município, a Secretaria de Agricultura mantém o “Vida Rural”, que oferece às comunidades rurais assistência técnica necessária para que haja expansão da produção. Guarapuava possui 3.400 propriedades rurais, sendo que 2.700 são domicílios de agricultores familiares. Porém, apenas 30% recebe assistência técnica necessária. “A cidade tem capacidade para evoluir muito mais, basta o produtor aceitar a assistência que a Prefeitura oferece. Dos mais de dois mil agricultores, o programa “Vida Rural” atende apenas 810. O objetivo é atender todos eles”, explica. 

Ainda segundo o secretário, a ponte entre a realidade e o objetivo da Prefeitura é a falta de iniciativa por parte do agricultor. “O que falta é o produtor almejar o empreendedorismo, procurar a Secretaria de Agricultura para receber assistência, e aumentar seu negócio. O programa vem de encontro a isso: oferecer a assistência necessária para que ele produza mais e aumente a sua renda”, esclarece Vezzaro. 
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.