22/08/2023
Geral

Empresa recorreu da decisão judicial de nulidade de área em Rio Bonito

Cristina Esteche

Rio Bonito do Iguaçu – A ocupação da area da Araupel começou em 2014. Porém, a   1ª Vara Federal de Cascavel, já declarou nulo o título de propriedade da Fazenda Rio das Cobras no município de Rio Bonito do Iguaçu. Os 23 mil hectares da fazenda, que fica em Quedas do Iguaçu foram questionados na Justiça pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

Na decisão, a juíza Lilia Côrtes de Carvalho de Martino considerou que as terras pertencem à União e o que Incra não precisa pagar pela área desapropriada.

A Araupel também foi condenada a pagar ao Incra os gastos que o órgão teve com custos processuais e com peritos judiciais durante os trâmites na Justiça. A empresa recorreu da decisão.

De acordo com a empresa, os prejuízos estão calculados em  mais de R$ 9 milhões, provocados pela ocupação. Até junho deste ano, um acampamento montado em Quedas do Iguaçu contava com outras 800 famílias.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.