Da Redação
De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, deve chover acima de 200 milímetros até próxima quinta feira (16), em várias regiões do Paraná, o que é duas vezes maior que a média histórica para todo o mês de julho.
“Nesta semana teremos muito volume de chuva em todo o Paraná. Estão previstos dias de tempo instável pelo menos até a quinta-feira, acumulando muita água sobre o Estado”, diz o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.
Para o meteorologista, áreas que historicamente enfrentam problemas de enchentes, como as bacias dos rios Iguaçu, Ivaí e Tibagi, devem ficar atentas, já que é possível a elevação do nível dos rios, caso a previsão se confirme. “Nestas áreas a atenção deve ser maior por causa deste alto índice de precipitação previsto e, também, porque choveu muito na primeira semana de julho e o solo já está carregado de umidade”, alerta Jacóbsen.
Depois vem frio – Para o Simepar, os altos índices de chuva no mês de julho são uma situação atípica para esta época do ano, quando normalmente os dias são mais secos e frios. Isto é consequência do fenômeno El Niño, que favorece o transporte de umidade da região amazônica ao Sul do País.
Com as chuvas da próxima semana, as temperaturas também tendem a baixar. “Mas frio rigoroso só é esperado para o final da semana que vem. Nesta sexta feira (17), depois de toda a situação de chuva, uma massa de ar polar deve chegar ao Sul do País, causando resfriamento em todas as regiões paranaenses”, ressalta o meteorologista Lizandro Jacóbsen.