Da Redação
A América Latina Lojistica (AAL), empresa que administra a linha férrea em Guarapuava, foi notificada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para restabelecer o tráfego no trecho 114 da Estação Afonso Camargo, no Jordão, em Guarapuava. Com ocorrência de chuva nos últimas dias, houve deslizamento e cerca de 150 famílias ficaram sem acesso.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a interdição do trecho 114 da estrada rural aconteceu devido a uma ação da empresa, que já foi autuada pela Prefeitura de Guarapuava com dois autos de infração ambiental, em 27 de maio deste ano. As autuações são referentes a movimentação de solo sem autorização, no valor de R$ 7 mil e por impedir ou dificultar a regeneração natural da área de preservação permanente, no valor de R$ 5 mil. Com isso, a empresa também foi responsabilizada para restabelecer o tráfego da estrada imediatamente. Como a empresa não cumpriu com a determinação, a Secretaria de Meio Ambiente notificou-a novamente para que os responsáveis compareçam à Secretaria para regularizar a situação.
Em nota encaminhada à Rede Sul de Notícias, a Assessoria de Comunicação da AAL, informa que devido as fortes chuvas que ocorreram na região, foi necessária a realização de obras para a estabilização de taludes no trecho citado. “A empresa vem tomando todas as medidas para conter e adequar a atual situação”, diz a nota.