22/08/2023
Cotidiano

Fiep integra projeto para criar rede de inovação no Paraná

imagem-9584

Entidade é apoiadora do projeto ‘A Construção de uma Região de Inovação’, que tem como parceiros universidades, órgãos do poder público e entidades empresariais

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, participou nesta quarta-feira (21), em Curitiba, do II workshop do projeto A Construção de uma Região de Inovação, proposta coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e que no Estado é representada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Sistema Fiep é um dos apoiadores da iniciativa, que visa transformar o Estado em uma região de inovação, sustentada por uma rede permanente de integração entre universidades públicas e particulares, indústrias, instituições de pesquisa e entidades.

Em sua participação, Rocha Loures destacou que a proposta vai ao encontro dos trabalhos realizados pela Federação. “Tudo que envolve a cooperação entre os setores em prol do desenvolvimento do Estado é fundamental”, disse. “Nós da Fiep temos o claro entendimento sobre a importância de criarmos uma agenda de inovação feita com o esforço conjunto das indústrias, universidades e setores públicos”, destacou.

Na avaliação do presidente, as ações em favor da inovação precisam ser colocadas em prática por meio da mobilização. Um dos caminhos, diz ele, é incentivar o direcionamento da pesquisa universitária. “As universidades precisam estimular seus pesquisadores a se ocuparem de questões regionais”, sugeriu o empresário.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que conduziu o evento, afirmou compartilhar da opinião do presidente da Fiep: “Vimos no estudo a possibilidade de uma rede do bem em que pudéssemos ter todos os setores envolvidos em prol do desenvolvimento e com destaque para o papel das universidades nisso”, disse. Para ele, o Paraná precisa dar um salto no que diz respeito ao alinhamento de ações entre a prefeitura, governo do Estado, instituições de ensino e lideranças empresariais.

O evento desta quarta-feira representou a segunda fase do projeto, que deve ser finalizado em setembro de 2010. O mesmo trabalho está sendo executado em outros 11 países. No Paraná, a coordenação está a cargo do professor de Economia da UFPR Cássio Rolim. Ele disse que o projeto ainda está no processo de construção da interação entre as instituições.

Entre os parceiros estão Fiep; Sebrae-PR; UFPR; Agência Curitiba de Desenvolvimento; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Movimento Pró-Paraná.
Foto: Rogério Theodorovy

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.