Lizi Dalenogari, da Redação
A nova Escola Municipal Antonio Lustosa de Oliveira, a ser entregue a comunidade ainda este ano, irá democratizar a educação no município. Com atividades de contraturno escolar, que incluirão oficinas no espaço da escola e do Teatro Escola, alunos de outras escolas do município poderão se inscrever, dando a oportunidade para todos. “Vamos atender o maior número de alunos com um conceito de integral facultativo. Aquele aluno que quiser, e os pais entenderem que precisam de contraturno, terão um leque de opções para ocupar o tempo de forma educativa. Abrindo a oportunidade para alunos das demais escolas do município que, com o Educard, poderão se deslocar até o centro da cidade para participar das oficinas”, explica o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Para a mãe do aluno do 3º ano Daniel Klinfuss da Cunha, Janete Klinfuss, imaginar este processo acontecendo na prática é reconfortante. “É uma emoção muito grande ver como este espaço está sendo construído. Cada pormenor demonstra a preocupação no cuidado com nossos filhos e o respeito do poder público sobre esta causa, que é de todos nós. Meu filho vai ter um espaço adequado para brincar com seus colegas e atividades de contraturno para que se socialize cada vez mais”, destaca a mãe.
Lucilene Castro é uma das professoras mais antigas da instituição (17 anos de casa) e destaca a importância da nova escola para a educação do município. “Acompanho e participo desta reivindicação desde o início e a espera de todos valeu a pena. Este sonho está se concretizando em cada tijolo assentado aqui. Lutamos por um lugar que abrigasse e adaptasse nossas crianças e agora teremos esta oportunidade. E com muito mais benefícios para nossos alunos do que imaginávamos. Deixaremos o espaço com a nossa cara. Para quem esperou tanto, cinco meses não são nada”, conta a professora do 4º ano.