* Da Redação
Além das grandes fabricantes de bebidas, as microcervejarias também devem puxar a demanda pela cevada. Estima-se que existam no Brasil cerca de 300 pequenas cervejarias – somente no Paraná são cerca de 45, de acordo com a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva).
Elas representam hoje 0,5% do mercado de cervejas no Estado, mas estão em franco crescimento. A produção paranaense, que no ano passado era de 350 mil litros por mês, deve chegar a 500 mil litros/mês em 2015. “Nesse ano tivemos, até agora, a abertura de sete novas microcervejarias no Paraná. Praticamente uma por mês”, diz Luciano Wengrzinski, presidente da Procerva.
Com a possibilidade de inclusão do setor no Simples – o projeto que amplia o regime de tributação especial para pequenas e microempresas para mais setores está em tramitação no Congresso Nacional – a expectativa é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos. “O principal desafio hoje é que o mercado de cervejaria vem crescendo em uma velocidade muito maior do que a produção de malte e cevada no Estado”, diz.
A maioria das microcervejarias do Paraná compra malte da Agrária, que produz malte pilsen e importa outros tipos de malte especiais, principalmente da Alemanha.