22/08/2023
Cotidiano

Governador autoriza o pagamento de dividendos a trabalhadores da Sanepar

imagem-9661

Curitiba – Os funcionários da Sanepar venceram a batalha e conquistaram a participação nos resultados da empresa.
Os trabahadores chegaram a paralisar as atividades por uma hora, recentemente, e acenar a possibilidade de greve, caso as reivindicações não fossem atendidas.
Por questões burocráticas da Sanepar somente o governador Roberto Requião poderia resolver o impasse. E foi isso que aconteceu.
Requião autorizou ontem, quinta-feira (22) o pagamento relativo ao Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2008 aos trabalhadores da Sanepar. A empresa anunciou recentemente o pagamento de dividendos obrigatórios aos acionistas privados, em cumprimento ao que determina a Lei 6.404/76, no artigo 202 e seus parágrafos, mas deixou os trabalhadores sem o benefício.
“Temos briga séria em relação à Sanepar. O governo anterior alienou o comando da empresa. Recentemente, a Sanepar pagou dividendo aos acionistas privados, mas se negou a distribuir dividendos aos trabalhadores, sob o argumento de que a empresa deve ao Estado. Deve, de fato, e vamos cobrar. Vamos executar a dívida. É rigorosamente inaceitável que se pague dividendos a acionistas e se negue aos trabalhadores”, afirmou Requião, durante entrevista a TV Paraná Educativa.
O governador revelou que o procurador-geral do Estado, Carlos Marés, depois de analisar a questão, já sinalizou que é perfeitamente possível fazer o pagamento dos dividendos aos trabalhadores. “O Marés me informa que a Sanepar vai pagar aos trabalhadores. Essa é a minha posição”, acrescentou.
Assim que soube do posicionamento do governador Roberto Requião, a diretoria da Sanepar começou a preparar, para encaminhar ao procurador Carlos Marés, pedido de excepcionalidade ao Decreto 1978/2007, para que o pagamento possa ser efetuado.
Na reunião de Diretoria da próxima segunda-feira (26), serão definidos os detalhes do pagamento, principalmente quanto à data e forma de distribuição dos recursos. “Temos um protocolo a cumprir”, explica o diretor financeiro, Hudson Calefe, que por delegação do presidente Stênio Jacob, reuniu-se nesta quinta-feira (22) com Carlos Marés e com o diretor jurídico da Sanepar, César Ziliotto, para discutir sobre os procedimentos a serem cumpridos.

Com informações da AEN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.