22/08/2023
Educação

Silvestri quer Universidade Tecnológica em Guarapuava

imagem-9663

Guarapuava – O deputado federal Cezar Silvestri está sendo o mentor para a criação de um campus da Universidade Tecnológica Federal em Guarapuava.
O deputado já conversou com o Vice-Reitor da UTFPR, Paulo Osmar Dias Barbosa, e com oo Assessor de Desenvolvimento Institucional, Vilson Ongaratto, para tratar da implantação de um campus.
A intenção é que o Bairro Santan sedie a Universidade. O local escolhido é a área de 800 mil metroquadrados que hoje pertence ao Exército.
“Sabemos da imensa importância da Unicentro, que tem ofertando dezenas de curso de ótima qualidade gratuitamente, mas sabemos também que existe falta de cursos principalmente nas áreas de ensino técnico e graduações em engenharias”, comentou Silvestri, enfatizando que devido a isso decidiu iniciar os trabalhos para implantação de Universidade Tecnológica Federal na cidade. “Fizemos um contato com os reitores da UTFPR e eles aceitaram o desafio de iniciar uma batalha junto conosco”, disse o deputado.
Para Silvestri, uma universidade tecnológica na cidade dará início a um novo ciclo de desenvolvimento. “A UTFPR vem suprir a falta de cursos nas áreas técnicas e engenharias. É exatamente o que falta para Guarapuava. Muitos jovens preferem cursos técnicos pois conseguem uma formação mais rápida. E no momento que os jovens tenham uma profissão eles acabam sendo uma mola propulsora para atrair novas empresas”.
De acordo com ele, a própria UTFPR tem interesse em instalar um campus em Guarapuava. “Os reitores se dispuseram a levar esse projeto em diante, por que a Universidade também tem interessante ter um campus em Guarapuava, pois a região centro Oeste é a única do estado que ainda não possui nenhum campus da instituição”.
O primeiro passo para a doação da área do Exército também já foi dado por Silvestri.
“Entramos em contato com o exército para viabilizar a doação do terreno de aproximadamente 800 mil metros quadrados no bairro Santana. Conversamos com o comandante da 5a. Região Militar do Exército, general Santana, no sentido de conseguirmos essa doação”, enfatizou Silvestri ressaltando que as chances de conseguir a área são grandes, devido ao fato de ser um terreno que hoje pertence a União e que seria doado para uma entidade federal. “Já iniciamos essa tratativa de doação, e as conversas estão adiantadas”, afirmou.
Em seguida, caberá a assessoria do deputado e a reitoria da UTFPR, elaborar um projeto para ser apresentado ao Ministério da Educação. “Estando com esse projeto em mãos vou mobilizar toda a bancada federal do Paraná para que me acompanhe até o MEC para fazermos uma audiência e consigamos a aprovação do projeto”, adiantou.

Recursos
Para garantir que a obra saia do papel, o deputado informou que irá entrar com uma emenda pessoal no valor de R$ 3 milhões, para que os primeiro prédios sejam construídos e os cursos serem ofertados. No entanto, o parlamentar enfatizou que, para que um projeto desse porte seja viabilizado, é necessária a união de todas as forças políticas e sociedade civil. “Logicamente vamos precisar do apoio da prefeitura, do deputado que representa a região e de toda a sociedade para que possamos ampliar esses recursos. Para que além dos cursos técnicos possamos trazer cursos de graduação nas áreas de engenharia e afins. Além de recursos precisamos de obras de infra-estrutura, como terraplanagem e pavimentação para deixar o terreno de quase 800 mil metros quadrados pronto para abrigar a obra”, frisou Silvestri destacando que já entrou em contato com o prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli, para que se engaje no projeto. “Ele me falou das dificuldades financeiras por que passa a prefeitura, mas demonstrou boa vontade no sentido de enfrentar esse desafio. Essa obra não pode ter cor partidária, precisamos trabalhar juntos para concretizá-la. É muito importante que somemos esforços”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.