22/08/2023



Segurança

Justiça Eleitoral cassa dois vereadores por falsificação de documento público

* Da Redação

Dois vereadores de Reserva, nos Campos Gerais, tiveram seus mandatos cassados nesta terça-feira (4/8), após condenação pela prática de falsificação de documento público para fins eleitorais e uso de documento falso, vinculada às eleições de 2012. Segundo apurado pelo Ministério Público do Paraná, os vereadores valeram-se do cargo, em 2012, para falsificarem documento público e se beneficiarem nas eleições.

De acordo com as investigações do MP-PR, os vereadores falsificaram um documento para justificar idas constantes de um deles ao Posto de Saúde do município, onde usava de sua influência para agendar consultas e exames de modo a favorecer o atendimento a eleitores, com o intuito de obter votos.

Os acusados foram denunciados em 2013 e condenados em 2014. Após julgamento de recurso dos réus, a condenação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral. O Juízo Eleitoral de Reserva, reconheceu a perda do mandato como efeito lógico e direto da sentença condenatória.

O nome dos vereadores não foi divulgado pelo Ministério Público.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo