Da Redação
Alertar a população sobre os riscos de queimadas próximas a linhas de transmissão e subestações. Esse é o objetivo da Campanha Anual Contra Queimadas promovida pela Eletrosul e que segue até novembro. Realizado por técnicos da empresa durante inspeção de torres e linhas, em todos os estados de atuação, o trabalho de conscientização consiste em visitas domiciliares e distribuição de material educativo. Neste ano, o tema da campanha é “Quem risca um fósforo, coloca tudo em risco”, como alerta para o quanto essa prática indiscriminada pode ter consequências devastadoras.
A campanha é realizada junto a comunidades do entorno de empreendimentos da Eletrosul em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, durante o período de maior estiagem nessas regiões. “Além de representar grande risco para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, as queimadas podem deixar cidades inteiras às escuras, pois são uma das causas de interrupção não programada no fornecimento de energia”, afirmou o gerente da Divisão de Engenharia e Manutenção de Linhas de Transmissão da Eletrosul, Erni Nicodem.
Ao todo, serão entregues 5 mil kits informativos, contendo sacola ecológica, caneca, boné, calendário, folders e cartilhas sobre meio ambiente, voltadas ao público infanto-juvenil. A campanha também está sendo veiculada em rádios de municípios onde estão instaladas as linhas de transmissão de 525 kV, que interligam o Oeste do Paraná ao Centro-Sul do Rio Grande do Sul, passando pelo Centro-Oeste de Santa Catarina. Nesse trecho, foram selecionadas as localidades que já têm histórico de desligamento em linhas causado por queimadas.
Crime
Realizar queimadas próximas a instalações do setor elétrico constitui crime federal previsto no Decreto 2.661, de julho de 1998, que proíbe atear fogo em uma faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. O calor gerado pelas queimadas, além de provocar curto-circuito, resultando em desligamentos, pode danificar as estruturas metálicas e os cabos condutores, causando interrupções no fornecimento de energia e elevado custo de recomposição.
A população pode entrar em contato e tirar dúvidas sobre prevenção contra queimadas por meio do telefone 0800 48 8048 ou pelo site da Eletrosul. Para mais informações, acesse o conteúdo da cartilha “Energia para o Meio Ambiente”.