Da Redação
Um dos maiores eventos agropecuários da região, a 40ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expogua), está em seu terceiro dia. A festa se estende até o dia 16 de agosto, no Parque de Exposições Lacerda Werneck. A tarde deste domingo (09) foi marcada pelo 1º Leilão Especial do Criador onde foram leiloados 10 touros Brangus (Fazenda Bélbinha), 10 touros Braford (Fazenda Vaca Branca), 200 bezerros selecionados, 400 novilhas selecionadas, além de 200 bois para recria e engorda.
A feira conta, além dos leilões, com julgamentos de raças, palestras técnicas, praça de alimentação, pavilhão da indústria e comércio, parque de diversões, rodeios e shows. Na tarde de ontem o público infantil se divertiu com o espetáculo Frozen – Uma aventura congelante. Neste domingo, a partir das 20h, shows com talentos locais e regionais marcam programação.
Os visitantes da Expogua devem conferir as novidades do barracão de indústria e comércio. No estande da administração municipal, os visitantes poderão apreciar a tradicional Feira dos Sabores e o Café Colonial, organizados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Emater e Seab, com produtos típicos da agricultura familiar do município. Além disso, os visitantes ainda podem conhecer alguns projetos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, como os bordados confeccionados pelas artesãs do Provopar. Os produtos estão sendo comercializados no local. “A Expogua é um evento importante para o agronegócio e agricultura familiar. Não poderíamos deixar de aproveitar a chance de aproximar mais ainda o produtor local com o restante da população. Trazer os produtos para a feira, mostra o que é feito de bom e de melhor pelas mãos de guarapuavanos”, ressalta o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.
A expectativa de público para esta edição é de 150 mil pessoas. “Apesar do Brasil estar passando por um momento difícil, sabemos que o agronegócio está alavancando a economia do país. Por isso, esperamos um bom resultado em todas as áreas da Expogua, tanto no agronegócio, como no entretenimento em geral”, observa o presidente da Sociedade Rural de Guarapuava Denilson Baitala.