Da Redação, com foto de Patricia Soransso
Aproximadamente 70 mil mulheres que vivem e tiram seu sustento do campo, de todos os cantos do Brasil, estão em Brasília nesta semana para a 5ª edição da Marcha das Margaridas. O evento, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), tem como objetivo apresentar ao governo uma pauta com reivindicações que atendam às necessidades das camponesas.
A marcha é considerada pela Contag como a maior manifestação pelos direitos das mulheres em todo o mundo. Só do Estado do Paraná, segundo informações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Paraná (Fetaep) cerca de 450 trabalhadoras do campo participam do evento.
De acordo com o deputado federal Assis do Couto, elas querem mais educação, mais saúde para elas e para os filhos. "Querem inclusão no sistema produtivo e mais do que isso: a vontade de apoiar tantas mulheres que vivem no campo para enfrentar o machismo e a violência doméstica”. O deputado participou da marcha nesta quarta-feira (12).
O evento começou ainda na terça-feira (11) e conta com debates sobre os temas já apontados pelo deputado e outros pontos, como o fim da violência contra a mulher e o combate ao uso de agrotóxicos. Para a quarta-feira, estava prevista a participação da presidente Dilma Rousseff em um ato realizado no estádio Mané Garrincha. O ex-presidente, Lula, participou da abertura do evento na terça (11).
https://www.youtube.com/channel/UCaGH2spwBr19pTT8O2ou0xA