Da redação
A participação do Brasil no tênis de mesa nos Jogos Parapan-americanos de Toronto 2015 superaram as expectativas. No total, os atletas brasileiros conquistaram 31 medalhas na competição: 15 de ouro; 10 de prata e 6 de bronze. Dentre todas essas medalhas, 4 tem uma marca guarapuavana, isso porque, Ezequiel Babes e Welder Knaf conquistaram 1 ouro e 1 prata cada.
Welder conseguiu sua medalha dourada nessa quinta feira (13) na disputa por equipes na classe 3 e 4. Já Babes, subiu ao lugar mais alto do pódio na classe 4 e 5 na quarta feira (12).
O domínio do Brasil no tênis de mesa é tão grande que o México, segundo colocado no número de medalhas, conquistou apenas 11, vinte a menos do que os brasileiros. Só em número de medalhas de ouro, o Brasil já supera o total de pódios de qualquer outro país.
“Conseguimos resultados melhores mesmo com o nível da competição tendo subido sensivelmente. Isso é fruto do trabalho e do planejamento que todos estamos fazendo. Todos os atletas jogaram bem, tivemos várias pratas. Esse é o caminho”, afirmou o coordenador de seleções paralímpicas e técnico da equipe cadeirante, José Ricardo Rizzone.
Para Paulo Camargo, treinador dos andantes, a seleção demonstrou ainda capacidade de lidar com a pressão do favoritismo.“É algo bem forte. Confirmar esse favoritismo às vezes é mais difícil do que buscar novos patamares em eventos maiores. Viemos com grandes responsabilidades e estamos muito satisfeitos”, disse.