22/08/2023


Geral

Procon e Vigilância Sanitária devem fiscalizar 150 supermercados

imagem-97436

Da Redação 

Equipes do Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Vigilância Sanitária Municipal estão fiscalizando mercados, mercearias e padarias. O objetivo é verificar o fracionamento e rotulagem de produtos de origem animal, como queijos, presuntos, embutidos, carnes, entre outros, conforme recomendação do Ministério Público do Paraná.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) no total, serão fiscalizados aproximadamente 150 estabelecimentos em toda a cidade. Irregularidades podem acarretar em processo administrativo junto à coordenadoria e multa, que tem valor mínimo de R$ 400,00, além da apreensão dos produtos vencidos ou considerados impróprios pela Vigilância Sanitária. "Com todo esse cuidado tanto do Procon quanto da Vigilância Sanitária, os consumidores podem ficar mais tranquilos ao adquirir produtos nos comércios. Essa vistoria dá mais segurança e garantia aos produtos”, explica o coordenador do Procon de Guarapuava, Irineu Rodrigues Junior, lembrando ainda que todos os estabelecimentos receberam um comunicado 30 dias antes da fiscalização, por parte da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. "Essas informações também estão no site da Prefeitura de Guarapuava e foram publicadas em Boletim Oficial", acrescenta.

De acordo com o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, todo cidadão que adquirir produtos alimentícios com data de validade vencida, embalagem danificada ou produto impróprio para o consumo, entre outras irregularidades, pode recorrer aos serviços disponíveis na unidade do Procon. É importante apresentar a nota fiscal da compra. O Procon de Guarapuava atende de segunda a sexta feira das 9 às 17h, na rua Saldanha Marinho, 2837. O telefone gratuito é 151.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo